Você sabe a diferença entre mármore e granito? – Confira Aqui!

Você sabe a diferença entre mármore e granito? – Confira Aqui!

5
(2)

Construção ou reforma a todo vapor! É chegada a hora de escolher a pedra que será usada no acabamento. E agora qual escolher? Granito e mármore são muito usados na fase final da construção ou reforma, em bancadas, pisos, revestimentos, e outros.

As opções do mercado são tantas que torna difícil escolher entre um ou outro. Qual é melhor? Qual tem maior durabilidade? Qual é o mais indicado para meu projeto?

Preparamos este artigo para esclarecer suas dúvidas e facilitar sua escolha. Fique conosco que nesse post esclareceremos o que você precisa saber sobre mármore e granito. Recomendamos a leitura antes de escolher um deles para seu projeto.

Publicidade


Como identificar o mármore?

O Mármore é uma pedra natural, uma rocha metafórica originária do calcário composta de calcário e dolomita. Uma decoração em mármore é luxuosa e sofisticada, dá vida e leveza ao ambiente.

Possui cores variadas como branco, creme com detalhes mais escuros, acinzentado, esverdeado, e também preto.

Publicidade

A cor da pedra é uniforme com veios longos e definidos sem tanta variação com o granito que é mais texturizado.

Embora possua características que o tornam desejado na decoração, sua nobreza não lhe confere maior resistência. A pedra de mármore é porosa aumentando a chance de manchas provocadas por gordura e outros líquidos.

A “dureza Mohs” do mármore e de aproximadamente ¾ o que torna seu uso inapropriado para ambientes muito movimentados.



Seu uso é especialmente indicado para ambientes internos. Confira mais a frente como utilizar melhor tanto um quanto o outro.

Além de ser mais porosa a pedra também é suscetível a desgastes por atrito, ações climáticas e também poluição.

Embora elegante esse tipo de decoração exige maiores cuidados, além de sofrer danos com clima, gordura e outros, o mármore não pode ser exposto a líquidos ácidos, por exemplo, limão e vinagre.

Para saber mais sobre os cuidados veja mais adiante nossas dicas de limpeza para mármore e granito ainda nesse post.

Confira os tipos de forro de gesso que mais combinam com sua casa!

Os principais tipos de mármores:

  • Bege Bahia
  • Cinza Arabescato
  • Nero Marquina
  • Breccia
  • Crema Atlântico
  • Verde Alpi
  • Marrom Imperador
  • Champagne
  • Carrara
  • Branco Riguês
  • Rojo Alicante
  • Crema Marfil
  • Branco Thassos

A maioria das pedras são de alta porosidade e não recomendado para ambientes externos e muito movimentados, com algumas exceções como é o caso do mármore nobre Sivec. Esse tipo de mármore de cor branca é resistente e de alta durabilidade.

Como identificar o Granito?

O granito assim como o mármore é muito usado na decoração, com alguns diferenciais. Formado por minerais como quartzo, feldspato, mica, anfibólio e piroxênio é de alta resistência e tem maior durabilidade.

Publicidade

Ao contrário do mármore, o granito não risca com facilidade e possui mais brilho. Alta “dureza Mohs” 6/7, tornando-se ideal para ambientes externos e internos de muita circulação.

O granito não sofre com as ações do clima como o mármore, por sua dureza não risca e não mancha. Além disso sua manutenção é mais simples.

Embora seja comercializado com valor mais baixo que o mármore, os preços variam de acordo com a raridade do granito. Quanto mais raro for a pedra, mais cara será.

Uma das principais característica que diferencia o granito do mármore é a cor e o brilho. Enquanto o mármore possui cores mais suaves e uniformes, o granito tem seus veios bem marcados dando um aspecto granulado compostos de tom sobre tom.

Quais são os principais tipos de granito

  • Verde Ubatuba
  • Marrom Absoluto
  • Preto São Gabriel
  • Café Imperial
  • Vermelho Itaipu
  • Vermelho Bragança
  • Cinza Andorinha
  • Amarelo Sta Cecília
  • Amarelo Icaraí
  • Branco Ceará
  • Bege Dunas
  • Bege Itaúna

Apesar de ter tonalidade e textura diferente, existem alguns granitos que podem, a primeira vista, ser confundidos com o mármore como é o caso do granito exótico Arabescato. Então fique atento.

Lembre-se; mármore tem cores mais suaves e veios longos, já o granito possui maior tonalidades de cores e seus veios são menores em escala de tons escuros e claros.

Como utilizar estas pedras

Conforme vimos o mármore é sofisticado e luxuoso, pode ser usado em bancadas, revestimentos de parede e piso. É um material bem versátil e com uma grande variedade para escolher. O mármore também costuma ser usado em acabamentos até mesmo de peças decorativas.

Mármore e Granito - Escada
Utilização de Granito em Escadaria
Fonte: Arquivo próprio

Um uso bastante comum para o mármore é na decoração do banheiro, desde o revestimento das paredes ao piso, bancada e pia. Outra opção é usar como revestimento da ilha do closet ou no painel da TV.

Mármore
Utilização de Mármore em Banheira
Fonte: Arquivo Próprio

Mas atenção a um detalhe importante: ao escolher o mármore como piso, certifique-se de que o mesmo passou por processos para ser de alta durabilidade e menos escorregadio.

Já o granito pode ser usado para ambos ambientes, externo ou interno. Seu uso mais comum é em área de muita circulação como cozinha. Perfeito para mesas, bancadas, pias de cozinha, cubas, paredes, espaço gourmet, escadas, pisos e acabamentos de portas e janelas.

O granito tem inúmeras possibilidades de uso por ser de alta durabilidade, de fácil limpeza e manutenção. Se você pretende usar granito ou mármore em sua construção, veja agora como realizar a limpeza e manutenção.

Mármore
Utilização de Mármore em Churrasqueiras
Fonte: Arquivo Próprio

Como limpar mármore e granito?

A limpeza de ambos é muito parecida. O ideal é usar apenas sabão neutro e pano úmido para ambos.

Publicidade

Alguns cuidados adicionais são necessários com o mármore. Devido a sua porosidade o mármore tem poder de absorção, muito cuidado ao usar água, e não use produtos de limpeza fortes ou corrosivos. Líquidos ácidos podem danificar a pedra causando manchas, perda do brilho e riscos.

Em caso de revestimento de mármore é indicado a impermeabilização para conservar a pedra sem manchas, riscos e conservar o brilho.

O granito pode ser limpo com água morna, detergente ou sabão neutro. Em seguida enxaguar e secar com pano macio e você terá uma bancada, pia, ou piso sempre bonitos e bem conservados.

Agora que você já sabe como diferenciar mármore e granito, como utilizar na sua decoração e os cuidados básicos com limpeza e manutenção é só fazer sua pesquisa e escolher qual deseja para seu projeto.

O que achou desta matéria?

Clique para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Votos: 2