O que é Tapume? Veja os tipos aqui!

O que é Tapume? Veja os tipos aqui!

Geralmente, o tapume é instalado no início de obras e só pode ser retirado depois do término ou se houver uma vedação definitiva (como paredes e grades) separando o terreno do espaço público.

O tapume é muito usado não só para a segurança como também a fim de divulgar os produtos ou serviços de empresas, construtoras e profissionais envolvidos nas construções.

Eles utilizam os tapumes a fim de divulgar informações da obra e gerar curiosidade, fazendo com que as pessoas já conheçam sobre o negócio antes de ficar pronto.

Publicidade


Mas você sabe o que é tapume, por que são necessários em obras e quais são os tipos de tapumes? Então, continue a leitura e aproveite as informações que separamos.

O que é tapume?

O tapume é uma espécie de vedação provisória utilizada para separar o canteiro de obras dos espaços públicos, fazendo com que os trabalhadores e as pessoas que passam perto da obra fiquem mais seguros.

Publicidade

Ele armazena os materiais da obra e isola a área durante a construção para evitar acidentes entre pedestres e trabalhadores.

Para saber o que é tapume e como usar, é importante lembrar que eles devem ter uma altura de, no mínimo, 2 metros e 20 centímetros.

O tapume é necessário de acordo com a Norma Regulamentadora 18 (ou NR18). Esta que torna obrigatório o uso desse material, evitando acesso de pessoas estranhas nos terrenos das construções.



DICA: Confira como funciona a tabela SINAPI!

O que é Tapume

Tipos de tapume

Apesar do tapume precisar ser resistente, existem algumas opções que os profissionais podem escolher para manter o local seguro e ao mesmo tempo economizar.

Como as obras normalmente estocam ferramentas, máquinas e materiais caros e importantes, não é só questão de obrigação investir em um bom tapume, mas também para evitar possíveis roubos.

É por isso que existem alguns tipos de materiais diferentes para isolar o local, como os tapumes de madeira, de metal e ecológicos, por exemplo. Veja mais informações de cada um a seguir!

1- Tapumes de madeira

Existem 2 tipos de tapumes de madeiras, que são: compensado e OSB (Oriented Strand Board). Para as obras que duram menos, os dois são recomendados.

Isso porque eles duram menos, se comparados com os de metal, e também são os mais baratos. Mas tem uma diferença entre os dois…

OSB: são painéis de tiras de madeiras orientadas. Ou seja, placas de madeiras com tiras na mesma direção.

Publicidade

Compensado: são produzidos com lâminas de madeiras prensadas, em alta temperatura e pressão. Porém, elas têm qualidade inferior aos tapumes de madeira OSB.

2- Tapumes de metal

São feitos por meio de telhas de aços galvanizados, que é um material anticorrosivo e possui uma durabilidade alta.

Esse tipo de tapume é usado em obras que duram mais. E ainda, dependendo da utilização, pode ainda ser reutilizado por vários anos.

3- Tapumes ecológicos

Esses tipos de tapumes são feitos a partir dos materiais reciclados e, por isso, a vida útil deles é longa.

Eles também são anticorrosivos, são reutilizáveis se forem usados da maneira certa e ainda são mais resistentes que outras opções.

E aí, você já sabe o que é tapume, quais são os tipos e os melhores para escolher na sua obra? Caso tenha alguma dúvida ainda, deixe um comentário que a gente te ajuda!

Você sabe a diferença entre alvenaria estrutural e de vedação? Confira AQUI!

O que achou desta matéria?

Clique para avaliar!

Avaliação média / 5. Votos: