Casas Modernas – Conceito e ideias para você construir a sua!

Casas Modernas – Conceito e ideias para você construir a sua!

Casas modernas: conceito e ideias para você construir a sua

Se você é apaixonado por arquitetura, provavelmente já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre os estilos arquitetônicos, como o barroco, o clássico, art decó e muitos outros.

Mas, no post de hoje, falarei sobre um estilo bastante famoso e muito presente nos dias atuais – o modernismo.

Publicidade


Embora esse estilo seja cada vez mais empregado nos projetos e construções de casas modernas, ele é um velho conhecido da arquitetura, tendo surgido em meados do século XX em meio a efervescência cultural que havia na época.

O modernismo ganhou bastante expressão com arquitetos alemães, franceses e russos, e aqui no Brasil recebeu o seu maior destaque pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer.

Publicidade

Em síntese, os preceitos para a construção de casas modernas estão relacionados a edificações menos ornamentadas, que valorizam sim a beleza e o estilo normalmente com linhas retas, sem telhado aparente, e com aço, vidros, concreto e madeira.

Mas mais do que isso, possuem como objetivo o convívio social dos seus moradores, o melhor aproveitamento dos espaços, a iluminação natural e aquele famoso ditado de que “menos é mais”.

Clique aqui e confira as tendências de casas modernas para se inspirar…



Do piso ao teto – o que é uma casa moderna?

Conheça os principais itens que formam uma casa moderna!

1.Vidro

Esse é um elemento que não pode faltar nesse tipo de construção, seja em janelas, paredes de vidro e até mesmo na fachada, e traz uma atmosfera clean e luminosa para a residência.

2. Aço

Outro elemento primordial, o aço também é uma característica marcante da arquitetura moderna, sendo usado muitas vezes de forma aparente para destacar as linhas retas e os grandes vãos.

3. Forro de gesso

Os forros e sancas de gesso são coringas até mesmo para as construções modernas e ajudam a dar um acabamento diferenciado à decoração.

4. Concreto

O concreto também é muito usado nas construções modernas, seja na fachada, piso, paredes, enfim… O resultado é incrível e vem com uma pegada mais urbana!

Confira como o cimento queimando pode deixar sua casa mais moderna!

Principais características das Casas Modernas

Integração de ambientes

A integração dos ambientes é um aspecto muito importante quando falamos em construção de casas modernas e normalmente essa integração é feita entre a cozinha (que pode ou não contar com um espaço gourmet) e a sala de estar, para que ao preparar uma refeição para os amigos/família, o responsável possa desfrutar de todos os momentos junto dos convidados.

Publicidade

Iluminação natural

A iluminação natural é um ponto-chave quando falamos em arquitetura moderna, de modo que tudo é planejado para aproveitar ao máximo a luz do sol. Para isso, são utilizadas grandes aberturas de vidro. Já a iluminação artificial dá destaque as luminárias.

Aberturas de vidro

Grandes janelas, portas e paredes de vidro são extremamente comuns em projetos de arquitetura moderna. O vidro, aliás, é um dos elementos mais presentes em projetos do tipo. E como resultado temos uma boa iluminação, leveza e muuuito estilo!

Revestimento de madeira

A madeira é um charme só e traz uma sensação de aconchego ímpar. É muito usada em projetos modernos para revestir fachadas e combina muito bem com o vidro. Pode ser vazada ou não e ainda servir como uma espécie de painel para impedir a entrada da luz solar quando desejado.

Linhas retas

As linhas retas são a marca registrada das casas modernas e trazem bastante requinte mesmo nos projetos mais simples

Ausência de telhado aparente

Dificilmente você verá uma casa moderna com telhado aparente. O telhado fica camuflado já que as telhas são escondidas por platibandas (linhas retas).

Ambientes visam a interação

Todos os ambientes são projetados com o intuito de facilitar a interação entre os moradores por meio de ambientes integrados e áreas de lazer e descanso.

Natureza

As casas modernas priorizam a integração com a natureza, com projetos paisagísticos, jardins verticais e até mesmo os telhados verdes, que estão em alta.

As principais tendências de casas modernas

Fique por dentro das principais tendências para a construção de casas modernas. Confira!

Casa moderna de container

Casas Modernas - Containers
Casa Moderna de Container 
Fotógrafo: Angel Schatz – Fonte: Flickr (www.flickr.com) – Licença

Casa moderna com cores neutras e incorporando madeira na fachada

Publicidade

Casas Modernas - Com Madeira
Casa Moderna – Fachada em Madeira

Casa moderna com paredes de vidro, em piso único e muita natureza em volta

Casas Modernas - Piso Único com paredes de vidro
Casa em piso único e paredes de vidro

Casa com paredes de vidro e formato inusitado valoriza a integração com a natureza

Casas Modernas - Com Paredes de Vidro
Paredes de Vidro – Integração do Ambiente Externo Com Interno

E então, gostou destas ideias? Inspire-se no seu projeto de casa moderna!

Dica: Veja nossas dicas sobre cozinhas planejadas!

O que achou desta matéria?

Clique para avaliar!

Avaliação média / 5. Votos: