fachada

Qual o melhor estilo para a sua fachada?

4
(3)

Antes de decidir qual a melhor fachada ou o estilo que a sua casa vai apresentar, porque não saber um pouco como tudo começou, ou seja, os estilos que atravessaram os séculos e fizeram da arquitetura o que ela é hoje.

A fachada de uma casa é o seu cartão de visita. Por isso ela geralmente dita o estilo que foi empregado, analogamente à introdução de um livro, irá resumir a história antes da história.

Nesse sentido, o que melhor que as próprias fachadas para contar e exemplificar os principais estilos que influenciaram construtores e arquitetos a dar asas a imaginação!

Publicidade

Períodos Arquitetônicos

1 – Clássico

fachada
Construção grega – fachada em estilo clássico
Fonte: wikipedia (pt.wikipedia.org)

Teve seu início na antiga Grécia, onde construções de grande porte somados a um forte embasamento geométrico e simétrico, levantaram pedras e deram origem a arquitetura clássica. O mais famoso de todos é o Partenon, situado na cidade grega de Atenas.

2 – Românico

fachada
Fachada em estilo Românico
Fonte: depositphotos (pt.depositphotos.com)

Teve seu apogeu na Europa entre os séculos XI a XIII, justamente no momento em que passava por um período marcado por intensas disputas entre seus países.

Publicidade

Foi nesse meio tempo que surgiram as edificações reforçadas, poucas entradas com paredes altas o suficientes para evitar invasões. Mesmo assim, a grande maioria das construções românicas foram de apelo religioso.

3 – Gótico

fachada
Estilo gótico 
Fonte: tfp (www.tfp.org.br)

A grande parte das construções góticas são consideradas patrimônios mundiais.

Concebidas inicialmente na França entre os séculos VIII a XII, caracterizam-se pelas suas formas grandiosas e singulares.


4 – Barroco

fachada
Fachada em estilo barroco
Fonte: pixabay (pixabay.com)

Grandes fachadas para sustentação de muitas obras de artes.

O barroco marca um século XVI monarquista, inegavelmente contrário ao renascentismo.

Mesmo que muitas construções fossem em princípio mais simples, suas linhas dramáticas e sinuosas ganharam as graças de templos religiosos e casas burguesas.

5 – Neoclássico

fachada
Fachada Neoclássica – O antigo com o novo!
Fonte: wikipedia ( pt.wikipedia.org)

Pode-se dizer que foi uma resposta anti-barroca, ou por outra, a busca de uma arquitetura primordial a fundir-se com novos conceitos construtivos.

Passeou pela imaginação de jovens arquitetos entre os séculos XVIII a XIX.

Esses que ao visitarem outros países, tiveram contato com obras ancestrais e por consequência, realizaram um período de redescoberta do clássico.

6 – Modernista

fachada
Fachada modernista
Fonte: pinterest (www.pinterest.es)

Foi a fusão das vertentes culturais do século XX.

Publicidade

Nesse período a preocupação com plantas livres, janelas simples, terraços e colunas de sustentação para liberar espaços, principalmente no térreo, ganharam força integrando conceitos estéticos a custos um pouco mais acessíveis.

Portanto, ainda hoje fazem parte da nossa arquitetura contemporânea.

7 – Pós-Modernismo

fachada
Pós-modernismo
Fonte: tvarquitectura (tvarquitectura.com)

Em síntese, foi uma crítica ao modernismo, desse modo é o período que incia a fase contemporânea juntamente com o desconstrutivismo.

Iniciou na década de 30 até meados da década de 70.

8 – Desconstrutivista

fachada
Fachada desconstruída em Formas não lineares 
Fonte: vivadecora (www.vivadecora.com.br)

A partir da década de 80, enfim temos a transição que finalmente nos conduzirá até a época contemporânea da arquitetura.

O desconstrutivismo surge principalmente questionando os conceitos que até então eram os alicerces da atual arquitetura.

Portanto, ao se separar das atuais vertentes, ao mesmo tempo que abriu um caminho para o nosso período contemporâneo, com as suas linhas descentralizadas, contextualizou em ferro e cimento a sua crítica aos antigos conceitos.

9 – Contemporâneo

Inegavelmente o período contemporâneo, acima de tudo mescla o que de melhor ficou das outras tendências arquitetônicas.

No entanto, embora ainda exista um apelo modernista, antes de mais nada o período contemporâneo busca realizar construções ecologicamente corretas e sustentáveis, desde que a preocupação de seguir padrões seja deixada de lado.

Agora escolha a sua fachada

Ainda que seja preciso um pouco de manutenção, certamente é uma boa opção para evitar os dias quentes ou simplesmente trazer a natureza para dentro das cidades.

Publicidade

fachada
Fachadas ecologicamente corretas
Fonte: blogdaarquitetura (blogdaarquitetura.com)

Ou quem sabe, inesperadamente um estilo mais americano!

fachada
Fachada com estilo norte americano
Fonte: pexels (www.pexels.com)

Fachadas modernas integradas a conceitos contemporâneos crescem em número em todas as cidades.

fachada
Fachada contemporânea
Fonte: archdaily (www.archdaily.com.br)

Embora existam muitos estilos, sejam eles atuais ou de época. E mesmo que na sua vizinhança só se vejam casas contemporâneas por exemplo, de fato o que realmente importa é o que você irá escolher.

As fachadas das casas seguiram as linhas de pensamento durantes os séculos, marcando com pedras e cimento vertentes filosóficas, científicas, estilos e a própria vontade de mudanças.

Agora que estamos vivenciando um período sistêmico (isto é, a interdisciplinaridade humana, científica, religiosa, filosófica, etc.) Podemos em fim unir tudo isso e por fim, encontrarmos o que realmente irá nos satisfazer.

Linhas retas ou desconstruídas. Pilares estilo clássico ou algo mais futurista! Afinal a moda é usar a imaginação e sendo assim, poder morar no estilo que faz parte da sua vida e não o de uma época.

Gostou do artigo? Compartilhe sua experiência!

Relacionados a este assunto:'; echo do_shortcode (''); echo do_shortcode (''); }else{ } ?>

O que achou desta matéria?

Clique para avaliar!

Avaliação média 4 / 5. Votos: 3

Ainda não há avaliações, seja o primeiro!