Em dado momento da nossa obra, seja ela uma reforma ou construção nova, iremos nos deparar com a parte da pintura externa e interna, e, iremos nos deparar com uma quantidade enorme de informação referente a tintas, pintores, detalhes e acabamento. Devido a isso, decidimos enxugar o máximo de informação possível para você não se perder e encontrar a informação correta em um único lugar.
Dados apontados pelo Google Trends mostram que todos os meses muitas pessoas buscam por como realizar uma pintura de parede interna da forma correta, e, devido a isso decidimos escrever esse artigo separando os principais tópicos para de fato realizarmos um bom trabalho na parte final da obra, portanto, pegue o papel e caneta para as anotações que iremos te passar logo abaixo, e, caso fique alguma dúvida, basta entrar em contato conosco que iremos te auxiliar de forma mais detalhada possível.
Mas afinal, como fazer a pintura de parede interna de forma correta?
Realizar a parte da pintura predial, residencial ou até mesmo comercial pode parecer fácil, mas há muitas reclamações dos contratantes referentes a má qualidade dos serviços prestados, portanto, devemos sempre nos atentar aos mínimos detalhes, pois, quando falamos de obra e construção devemos nos atentar ao máximo e isso serve também quando o assunto é pintura de parede interna.
- Quando falamos de pintura de parede interna devemos nos atentar a principal causa dela, ou seja, da tinta. Muitos contratantes e contratados acabam escolhendo sempre tintas de baixa qualidade, olhando apenas o preço e não se importando de maneira alguma com a qualidade. Não pense que você terá uma parede lisinha com um bom acabamento na questão de pintura quando você compra uma tinta de má qualidade. Vise sempre buscar marcas renomadas no mercado, onde as principais são: Tintas Coral, Tintas Suvinil, Sherwin Williams. Pesquise na região da sua obra, quais dessas três marcas estão mais valendo a pena o custo benefício, pois, cada cidade irá variar o preço, mas saiba que independente dessas três marcas escolhidas, ambas irão te trazer um resultado muito benéfico para a parede da sua obra.
- Não tenha pressa, afinal, muitas pessoas ficam desesperadas para acabar o quanto antes a reforma residencial, predial ou comercial e acabam pressionando o profissional para acabar a obra o quanto antes. Quando falamos de pintura de parede interna, estamos falando da parte do acabamento, portanto, devemos ter paciência por se tratar de uma parte delicada da obra. Devemos visar sempre a qualidade, seja ela da tinta ou do tempo necessário para entregar um trabalho bem feito no final. Não adianta corrermos contra o tempo, apressando o profissional para acabar a empreitada o quanto antes, afinal, o tempo é e sempre será o inimigo da perfeição. Uma dica interessante é sempre combinar com a empreiteira, a construtora ou o profissional que está te atendendo o prazo inicial e o prazo final da construção, assim, ambas as partes poderão se programar para evitar dores de cabeça.
- Contrate um profissional experiente, afinal, há muitos profissionais no mercado com má reputação e que entregam um serviço horrível. Quando falamos em construção, reforma, acabamento e afins, devemos nos atentar sempre ao profissional no qual iremos contratar. Devemos sempre buscar o melhor profissional para termos o melhor resultado possível. Contratar um bom profissional hoje em dia é muito simples, basta ir até o Google pesquisar pintores, calheiros, arquitetos e todos os profissionais necessários para a sua construção. Realize uma busca minuciosa, verifique se o mesmo possui avaliações no Google meu negócio, se o mesmo é bem comentado em suas redes sociais, afinal, todo cuidado é pouco. Como dito acima, isso serve para qualquer profissional de construção e para qualquer cidade, desde uma empresa de marmoraria em Brasília, até mesmo uma empresa de calhas Curitiba. Certifique-se sempre de buscar um profissional qualificado e admirado.
- Contrate uma construtora se necessário. Contratar uma construtora pode te trazer boas noites de sono, pois, ao contratar uma construtora você deixará a mesma responsável de toda a parte da construção, seja ela do início da obra, da parte da pintura de parede interna e externa e até mesmo da parte final do acabamento. Muitas pessoas preferem contratar um pedreiro por conta própria e pode ser uma grande dor de cabeça. É claro que para uma obra maior será necessário contratar uma construtora experiente e reconhecida no mercado.
Por fim, e não menos importante, é sempre importante sabermos que a construção por si só requer um investimento considerável, portanto, programe-se para realizar uma construção, desde a parte inicial da obra, até mesmo da parte da pintura de parede interna e externa da sua obra. Se programar é sem sombra de dúvidas necessário seja ela na parte da construção ou para qualquer outro tipo de coisa na vida.
Para concluir, como mencionado acima, realizar uma boa pintura de parede interna pode parecer uma tarefa fácil, mas quando falamos de forma minuciosa você irá perceber que o buraco é bem mais embaixo. Mas, não se preocupe também, basta seguir as quatro dicas mencionadas acima que impedirão dores de cabeças futuras.
Caso queira mais dicas sobre decoração, arquitetura, jardinagem, segurança do trabalho e tudo que envolve construção, aqui você irá encontrar absolutamente tudo sobre construção, tenha uma boa leitura, até o próximo artigo.
Fabiano é Engenheiro Mecânico pós-graduado em Docência do Ensino Superior e especialista na construção de estruturas metálicas de médio e grande porte. Possui experiência na construção civil, principalmente em obras mistas. Defende uma engenharia sistêmica, mais humana e menos cartesiana. Preocupando-se com o estudo das partes que compõem a obra como um todo.