Como Pintar Parede – A pintura de parede é uma etapa muito importante na construção civil. Afinal, as áreas pintadas geralmente são extensas, o que significa investimento alto.Por isso, acertar na hora de pintar parede é fundamental para não perder tempo nem dinheiro. E esse tipo de falha pode ser evitado facilmente se você entender tudo o que envolve o processo.
Portanto, se quer saber como pintar parede, prepare-se para aprender de vez e ter sucesso garantido no seu projeto!
Pintura de parede: além da decoração
Antes de começar, saiba que a pintura é mais do que uma decoração, pois também pode contribuir, por exemplo, para o(a):
- Proteção das superfícies;
- Higienização do ambiente;
- Identificação do espaço;
- Isolamento térmico;
- Controle da luminosidade.
Além disso, a pintura da parede pode influenciar as pessoas. Estudos mostram que as cores são capazes de comunicar sensações e estimular psicologicamente.
Dessa maneira, usar a tinta e a cor certas é fundamental! E mesmo que não seja você a escolhê-las, fique atento a essas dicas, porque elas podem te ajudar a entender melhor o projeto no qual está trabalhando!
Materiais que você vai precisar
Agora que sabe mais sobre cores e tintas, é hora de aprender a como pintar paredes!
Para essa etapa você vai precisar de materiais específicos, então comece separando todo o necessário:
- Tinta;
- Pincéis;
- Rolos de tinta;
- Garfo para o rolo;
- Cabo prolongador para o rolo;
- Bandeja para tinta;
- Misturador;
- Lona ou manta de proteção para pintura;
- Fita adesiva ou crepe;
- Lixas para massa;
- Suporte para lixa;
- Selador para paredes;
- Massa corrida;
- Desempenadeira;
- Espátula;
- Vassoura;
- Removedor de tinta.
EPIs
Além dos itens para a pintura de parede, separe também EPIs, ou seja, Equipamentos de Proteção Individual. Usá-los é a melhor forma de garantir sua segurança e de sua equipe!
São indicados:
- Óculos;
- Respirador;
- Luvas;
- Macacão;
- Calçado de segurança.
Passo a passo de como pintar parede
1. Prepare o espaço
Antes de começar a pintura de parede, utilize lona ou manta de proteção para cobrir tudo. Há opções autoadesivas no mercado, mas se esse não for o caso, prenda com fita.
Preste atenção para proteger realmente todo o ambiente! Isso significa que janelas, tomadas, batentes de portas, rodapés, etc, não devem ficar descobertos.
Além disso, o ideal é que o local a ser pintado esteja vazio, mas se não estiver, cubra também móveis e objetos.
2. Lixe as superfícies
Depois que o ambiente estiver preparado, comece a lixar as superfícies. Assim é possível tirar o excesso de areia que fica no reboco seco e deixar a área lisa o suficiente para continuar o processo de pintura de parede.
Dessa forma, use lixas de gramatura 80 ou 100, que são mais grossas, onde o reboco estiver muito grosseiro.
Já onde estiver firme e com pouco reboco, utilize lixas 220 ou 240, mais finas.
Verifique com a própria mão se a superfície está lisa o suficiente. Quando estiver, use a vassoura para tirar o excesso de areia que restou na parede.
Dica: retire também o pó da lixagem deixado no ambiente, pois assim trabalha em um espaço limpo e organizado. Basta a vassoura, mas se tiver um aspirador de pó, utilize-o para remover os resíduos.
3. Aplique o selador
Misturar bem o selador é importante para que ele fique homogêneo, então abra a lata e mexa bastante a substância. Depois, coloque um pouco do produto na bandeja e comece a aplicar com o rolo.
Passe o selador em movimentos verticais, ou seja, de sobe e desce, em todas as superfícies a serem pintadas. E preencha todos os espaços, pois assim não precisa de outra demão.
Lembre-se de verificar a diluição do selador recomendada pelo fabricante, que geralmente é de 10% a 20%. O número é informado na lata.
4. Passe a massa corrida
Use a desempenadeira para aplicar a massa corrida, de modo a preencher pequenos buracos e deixar as superfícies uniformes. Nos pontos em que for difícil alcançar, utilize a espátula para a aplicação.
Em seguida, deixe a massa secar por cerca de três horas, então utilize uma lixa para eliminar irregularidades na parede.
Você pode começar com uma lixa média, de gramatura 150, mas se ela provocar ranhuras na massa, troque para uma mais fina.
5. Aplique o selador (de novo)
Para diminuir o consumo de tinta, aplique selador sobre a massa corrida. O processo de preparação e aplicação é o mesmo do passo três.
Depois disso é hora de passar para a próxima etapa!
6. Prepare a tinta
O último passo antes da pintura de perede é preparar a tinta!
Comece lendo as orientações do fabricante, então faça a diluição conforme recomendado e mexa bem a tinta com o misturador. Depois coloque na bandeja, que deve estar limpa e seca.
7. Pinte!
O próximo passo chega, enfim, a como pintar paredes! E para que a pintura seja perfeita, são necessárias duas demãos.
Primeira demão
Coloque o rolo na tinta preparada, mas não deixe que ele fique encharcado. Portanto, utilize a superfície granulada da bandeja para tirar o excesso de tinta do rolo.
Então passe o rolo na parede em movimentos uniformes, de vai e vem, até acabar a tinta que está nele.
Esses processos devem ser repetidos até que todas as superfícies estejam pintadas. Em pontos altos, pinte com a ajuda do cabo prolongador, e para aplicar tinta onde o rolo não alcançou, use um pincel pequeno ou médio.
Depois disso espere aproximadamente quatro horas até a tinta secar.
Dica: comece pelo teto! Assim, se respingar tinta nas paredes fica fácil cobrir qualquer imperfeição.
Segunda demão
Para a outra demão, o processo é semelhante ao da primeira. Assim, pinte novamente todas as superfícies com movimentos uniformes e faça o acabamento nos cantos com um pincel!
8. Faça a limpeza
A pintura de parede está acabada, então finalize o projeto com a limpeza do ambiente e dos materiais!
Dessa forma, lave pincéis, rolos, bandejas e todos os itens usados e retire as lonas e fitas utilizadas como proteção. E se mesmo com a proteção houver algum respingo de tinta no cômodo, utilize removedor para tirá-lo.
Agora você sabe como pintar paredes, mas se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!
Além disso, veja também tudo sobre o Revestimento 3D!
O Portal Construção, criado em 2019, oferece informações essenciais sobre obras, decoração, arquitetura, jardinagem e relacionados à construção civil. Divulgamos e produzimos materiais únicos e indispensáveis no ramo da construção civil.