Mais cedo ou mais tarde, infelizmente, seu portão deslizante pode dar algum defeito.
Se ele é utilizado muitas vezes ao dia, ou se não é realizada sua limpeza e manutenção preventiva, isso pode acontecer ainda mais rápido.
E assim que você observar que o portão deslizante está com defeito, é importante saber como abri-lo de forma manual para evitar que fique com o carro preso na garagem ou até mesmo que ele fique do lado de fora.
Uma vez que não for realmente possível abrir manualmente seu portão de correr, você pode solicitar a ajuda de um serralheiro qualificado ou chamar um técnico para analisar o que aconteceu com seu portão.
Pensando nisso, iremos ensiná-lo a como agir caso o seu portão deslizante pare de funcionar.
Como abrir manualmente um portão deslizante com defeito
Veja como abrir o portão deslizante manualmente de duas formas:
Com a chave da parte traseira
Se é possível que seu portão deslizante seja aberto desta maneira, é necessário que ele venha com uma chave específica. Com essa chave você consegue destravar a parte de trás do motor como se estivesse abrindo uma porta.
Puxe a alavanca localizada na parte central da fechadura e seu portão abrirá sem o controle do motor.
Destravar portão deslizante com a chave allen
Caso seu motor não tenha essa fechadura na parte traseira, é preciso que ele venha com uma chave allen específica.
Encontre um buraco na parte de trás da tampa que cobre o motor do portão.
Coloque a chave allen no buraco encaixando no parafuso interno.
Gire a chave no sentido horário para possibilitar que o portão abra no modo manual. Para que o portão volte a funcionar no motor é só fazer o inverso: girar a chave allen no sentido anti-horário.
Você, ou quem negociou com o profissional que te vendeu o portão, provavelmente saberá como abrir o portão deslizante.
É preciso que você tenha a chave allen ou a chave da parte de trás do motor.
Caso esteja buscando saídas, pegue o manual de instruções do portão deslizante para visualizar qual a maneira de abrir o portão.
A importância de saber abrir o portão deslizante manualmente
Da mesma forma como os outros modelos de portão eletrônico, em alguns casos o conhecimento do portão deslizante é muito útil.
Pense em chegar em casa após um dia cansativo e notar que está sem energia elétrica… Não será possível abrir seu portão deslizante no controle. Já imaginou?
Há também o risco de perder o controle remoto do portão de correr e não conseguir adquirir outro no mesmo dia. Neste caso, também será preciso abrir o portão manualmente, não é verdade?
São somente alguns casos de emergência que tornam a ideia de abrir o portão deslizante manualmente muito necessária.
Como dito anteriormente, dependendo do seu motor, essas situações podem acontecer constantemente.
A frequência dos defeitos no portão de correr deslizante também pode estar associada com a maneira que você faz a limpeza do seu portão.
Lavar o portão de forma inadequada pode acabar acelerando o processo de deterioração do portão e também do próprio motor.
O portão deslizante parou de funcionar, o que pode ser?
Independente do motivo que tenha feito seu portão parar de funcionar, é sempre importante entender como abrir o portão manualmente ou sem depender das engrenagens.
Sendo assim, para saber como comportar-se em cada situação é preciso identificar qual problema está fazendo o portão parar de funcionar para traçar o melhor plano de abertura.
1 – O portão está travado
Caso você tenha escutado um ruído de rotação como se a engrenagem estivesse presa, provavelmente seu portão deslizante está travado.
2 – Controle descodificado
Um portão eletrônico funciona com um código específico. Esse código é como se fosse uma programação do portão para que outros controles não tenham acesso ao seu portão e, quando acontece a descodificação, quer dizer que seu motor não reconhece mais o código gravado no controle.
Felizmente, é possível recodificar o portão para que a chave perdida não consiga mais abrir seu portão.
Pilha ou bateria do controle acabou
Da mesma forma como o mecanismo do portão necessita de energia para funcionar, o mecanismo do controle necessita de pilha ou bateria para ser possível executar sua função.
Motor com defeito
É normal dar algum defeito no motor, sobretudo quando a manutenção não é realizada adequadamente.
Conclusão
Atualmente, os portões eletrônicos, sem dúvidas, são mais seguros e quanto mais modernos mais simples a sua instalação e uso. Incrementam muito na segurança da sua residência se bem instalado e utilizado!
No entanto, mesmo fazendo a manutenção necessária e usando com cuidado, há adversidades que não podemos controlar.
Por fim, neste post foi possível aprender várias maneiras de solucionar os defeitos mais comuns, e como abrir portão deslizante manualmente.
Fabiano é Engenheiro Mecânico pós-graduado em Docência do Ensino Superior e especialista na construção de estruturas metálicas de médio e grande porte. Possui experiência na construção civil, principalmente em obras mistas. Defende uma engenharia sistêmica, mais humana e menos cartesiana. Preocupando-se com o estudo das partes que compõem a obra como um todo.